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Iniciantes, comecem por aqui

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Olá, se você é iniciante e acabou de ouvir falar em dieta paleo, low carb ou jejum intermitente este post foi criado como forma de guiar você pelos artigos corretos do blog.

Eu diria que 90% das postagens aqui feitas são de minha autoria ou de algum parceiro e feito exclusivamente para o blog, mas admito que todos os dias me vem na cabeça a ideia de trazer artigos de blogs do exterior e traduzi-los pra vocês.

Resumindo em poucas palavras e alguns links pra vocês navegarem:

O que é Dieta Paleo?

Dieta Paleo, ou dieta dos nosso ancestrais que viveram na era paleolítica nada mais é do que uma alimentação proveniente de comida de verdade. Na era paleolítica não existiam industrias, agricultura, whey protein ou qualquer outra comida processada vendida em prateleiras de supermercado.

Veja mais:

DIETA PALEO: PRINCÍPIOS E PRÁTICA

Conheça a Dieta Paleo e emagreça com saúde

Conheça algumas versões da Dieta Paleo

Dieta Paleo – O que comer? Alimentos permitidos

O que é Dieta Low Carb?

Low = Baixo / Carb = Carboidrato, logo temos a resposta. Dieta Low Carb é o conceito de uma dieta de baixa ingestão de carboidratos. Neste modelo não se restringe apenas aos alimentos “de verdade”, alimentos de baixa ou zero quantidade de carboidratos são permitidos na dieta.

Veja mais:

Emagreça com low carb

Dicas de cardapios low carb

O que é Jejum Intermitente?

Jejum intermitente é o nome dado ao estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.

Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células de seu corpo. Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.

Alguns dizem que Jejum Intermitente até mesmo rejuvenesce… Rs

Veja mais:

Jejum Intermitente – Como fazer corretamente cada protocolo

Conheça os tipos de jejum e escolha o melhor para você

Jejum Intermitente – Perca peso reduzindo a insulina

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Quando comecei o meu processo de emagrecimento pra valer, encontrei muito suporte teórico em diversos blogs – e deles, um dos que  mais me ajudou foi o Paleodiário, de autoria do Hilton Sousa.
Embora o Hilton não tenha passado pelo mesmo grau de obesidade que eu (ele perdeu apenas 15kg – hahaha), ele é um cara que se destaca no meio dos outros autores paleo por conta do volume e da qualidade da informação. Sempre antenado no “mundo paleo” lá de fora, o Paleodiário traduz e publica textos fresquinhos e relevantes.
Depois de quase 4 anos de dieta paleo, ele lançou um material que considero um dos mais bacanas para consulta e referência. O nome é “Paleo & low-carb: um manual para a jornada”, e cobre toda a base teórica e prática para você mudar os rumos da sua vida e saúde. Se eu tivesse tido acesso a esse tipo de informação quando tinha 15-16 anos, minha vida inteira teria sido diferente… Mas não adianta chorar o leite derramado! Bola pra frente!
O manual do Hilton é composto por vários livros, diagramas e até uma palestra! Funciona assim:
Revista Dieta Paleo: baseada em um trabalho de faculdade (o Hilton é estudante de nutrição) que ganhou prêmios, destrincha os motivos pelos quais as dietas ancestrais (paleo) e de baixo carboidrato (low-carb) funcionam tão bem. Tem mais de 150 referências científicas fortes, cujos artigos estão disponíveis em grandes repositórios médicos na internet. Se você precisa convencer a si mesmo ou mostrar para a sua família que você não está ficando doido ao comer “esse tanto de gordura”, é munição sem igual!
Carta sobre a corpulência endereçada ao público. Esse é para quem acha que paleo/low-carb é dieta da moda… Esse foi o PRIMEIRO livro sobre dietas escrito na história: a edição original é de 1863! O autor, William Banting, era um agente funerário da realeza inglesa que depois de sofrer por décadas com a obesidade, encontrou na dieta low-carb uma maneira de livrar-se para sempre desse problema! O livro dele fez tanto sucesso na época que a palavra “banting” entrou para o dicionário da língua inglesa – significando “fazer dieta para perder peso”
Culinária Simples: mais de 40 receitas que o Hilton usa rotineiramente em sua cozinha. Todas feitas apenas com ingredientes que estimulam a perda de peso!
Comida de Verdade, Saúde de Verdade: palestra com aproximadamente 2h30m de duração, onde todas as bases da dieta paleo/low-carb são explicadas com detalhe. É certamente uma apresentação que eu gostaria de ter assistido anos atrás… Iria me poupar muitas dores…
Tabela periódica de alimentos paleo: esse diagrama é muito bacana! Ele agrupa os alimentos paleo mais comuns ao brasileiro, listando o teor de açúcar em cada um deles (sim, mesmo alface tem açúcar embora seja BEEEEEEEM pouquinho). Assim você consegue escolher os mais adequados ao seu bolso e paladar, para conseguir montar uma dieta. Ah, e o diagrama também mostra alimentos paleo que pessoas com doenças auto-imunes deveriam evitar (por exemplo, berinjela!)
Fluxo de decisão: esse é um dos diagramas mais úteis que já vi, e quando você o tiver “decorado”, vai saber imediatamente o que pode e o que não pode comer em uma dieta paleo/low-carb. O diagrama vai te fazer perguntas que você responde “sim” ou “não”, e no final ele te diz se você deveria comer ou não um dado alimento.
Resumindo, é um material de primeira para quem quer perder gordura e ganhar saúde. Se você acha que pode te ajudar, clique aqui 

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