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Conheça os tipos de Jejum intermitente e escolha o melhor para você

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As maravilhas do jejum intermitente tanto para saúde quanto para o emagrecimento já são reconhecidas, inclusive por vários estudos como o da University of Illinois realizado em 2013 sobre a modalidade feita em dias alternados (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24215592). Nesse artigo vamos explicar de forma bem simples como funciona todos os tipos de jejum intermitente.

Dentre os benefícios trazidos por essa prática podemos citar vários já comprovados pela ciência. Veja:
• Emagrecimento
• Diminuição de massa gorda
• Diminuição da taxa de triglicérides
• Diminuição do colesterol rum (LDL)
• Conservação do colesterol bom (HDL)
• Aumento considerável do tamanho das lipoproteínas de baixa densidade
• Visível diminuição da resistência à insulina
• Aumento do hormônio do crescimento promovendo uma preservação de massa muscular e de queima de gordura
• Taxa de metabolismo em repouso
• Melhor resultado de perda de peso do que as dietas restritivas.

Confira a lista dos tipos de jejum intermitente

Método 16/8 (Leangains)

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Esse método consiste em fazer jejum diário de 16 horas para os homens e 14 horas para mulheres sem comer absolutamente nada, apenas bebe-se água e outras bebidas não calóricas.
• No café da manhã são permitidos chás, café sem açúcar e sem adoçante e qualquer bebida não calórica.
• Após as 16 horas de jejum faça um período de 8 horas se alimentando. No caso das mulheres esse período precisa ser de 10 horas.
• Treine pegando peso no mínimo 3 vezes por semana e sempre nos períodos em que estiver se alimentando. Recomenda-se a ingestão de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) alguns minutos antes de começar os exercícios.
• A maioria das pessoas sente-se mais confortáveis começando o jejum após o jantar, mais ou menos às 21 horas e encerrando na hora do almoço, aproximadamente às 13 horas.
Essa modalidade é mais indicada para quem deseja um corpo com boa quantidade de massa muscular.

Coma/pare/coma
• Faça jejum por 24 horas ininterruptas duas vezes por semana.
• Inicie o jejum na parte da manhã, no horário do almoço ou do jantar. O que realmente importa é não ingerir nada por 24 horas seguidas.
• Ao sair do jejum não tente ingerir as calorias perdidas de uma só vez, em apenas uma refeição. Faça uma refeição normal e coma bem devagar.
• Faça atividades físicas regularmente.
Modalidade mais apropriada para quem deseja melhorar a saúde e visa a longevidade.

Modalidade de jejum em dias alternados
• Coma dia sim dia não. Os períodos sem comer podem atingir no máximo 36 horas.
• Alguns estudiosos afirmam que podem ser ingeridas até 500 calorias nos dias de jejum.
• Muitas pessoas preferem iniciar o período de jejum às 21 horas da segunda feira e só voltam a se alimentar na quarta feira às 9 horas.
Indicada para pessoas que não desejam emagrecer e estão fazendo a dieta paleo low carb. Não faça se tiver dificuldade em dormir com o estômago vazio. Essa modalidade dos tipos de jejum intermitente talvez seja a mais difícil.

Dieta do guerreiro
• Dos tipos de jejum intermitente esse foi o que mais rápido conseguiu se popularizar. Modalidade criada por Ori Hofmekler e é mais aceita pela maioria das pessoas por ser permitido a ingestão de alimentos leves e saudáveis durante todo o dia.
• Faça uma refeição grande e rica em proteínas na parte da manhã e durante o dia coma vegetais crus e frutas cítricas em pequenas quantidades.
• Os períodos de alimentação durante o dia são de 4 horas. (20/4)
• Dieta alimentar baseada na dieta paleo.
Modelo não muito aceito pelos pesquisadores, pois foge à ideia do jejum que é passar horas sem se alimentar, mas é mais acessível à maioria das pessoas por não ser um jejum muito restrito.

Coma apenas quando sentir fome.
• Dentre os tipos de jejum intermitente esse parece ser o mais natural, pois dá uma liberdade maior em se tratando dos horários de refeição. Você não precisa tomar café da manhã se acordar sem fome, não precisa almoçar se não tiver fome e assim vai.
• Importante escolher alimentos de verdade (saudáveis) para se alimentar.
Indicado se você souber a diferença entre vontade de comer e a fome de fato. Fica por conta da intuição. Dos tipos de jejum intermitente esse é o mais arriscado para quem deseja emagrecer.