0

Conheça a Dieta Paleo (Paleolítica) e emagreça com saúde

imagem 1

Não é novidade para ninguém que investir em uma dieta restritiva para perder peso não é a melhor saída. Reeducar-se para comer bem é a melhor forma de emagrecer com saúde, entretanto, uma reeducação alimentar é algo que devemos fazer com muito cuidado. É aí que as pessoas encontram a primeira dificuldade. Nesse artigo você vai conhecer a Dieta Paleo ou Dieta Paleolítica baseada em uma alimentação saudável.

Ao males causados pela agricultura e pela indústria alimentícia

Vamos lá! Antes de começar qualquer dieta é importante buscar informações sobre a mesma para saber se a mesma é mesmo a melhor opção ou se há alguma restrição que pode lhe restringir seu uso. A Dieta Paleo consiste em uma alimentação baseada naquela qual o homem evoluiu pela maior parte de sua existência. A maior parte de nossa existência significa 99,5% de todo nosso tempo aqui no planeta.
Acredita-se que após a chegada da agricultura a saúde dos seres humanos sofreu transformações que não foram de tudo boas. De acordo com estudos os agricultores possuíam características bem diferentes daqueles conhecidos como caçadores-coletores. Os agricultores possuíam uma estatura mais baixa, possuíam mais cáries, seus cérebros eram menores e seus ossos mais frágeis. Sua expectativa de vida também era menor.
Outra questão também fez com que os humanos sofressem mudanças: O aparecimento da indústria de alimentos. A indústria alimentícia criou alimentos nocivos à nossa saúde; Xaropes de frutose, os conservantes, corantes, óleos vegetais, estabilizantes e outros fizeram com que as pessoas ficassem mais gordas, mais acometidas com doenças como a diabetes e câncer e doenças relacionadas ao coração.

O que se deve comer na Dieta Paleo

imagem 2

• Carne animal: Aves, carnes, peixes. Há algum tempo a indústria alimentícia inventou seus óleos vegetais e deixou a população mundial com muito receio sobre as gorduras saturadas naturais e o colesterol presente nas carnes animais. A dieta paleo afirma que não devemos ter medo quanto a isso.
• Devemos ingerir frutas silvestres de preferência aquelas com menor teor de açúcar, ovos e as verduras.
• Vegetais: Os vegetais devem ser ingeridos, mas devemos evitar seus grãos (as leguminosas e os cereais). As gorduras naturais como azeite extra virgem, óleo de coco, óleo de castanhas etc. também são bem vindas. O que deve ser evitado são as gorduras industrializadas, hidrogenadas ou processadas, como óleo de girassol, de soja, de milhos etc.
• Laticínios: Os laticínios também são liberados, mas precisam ser integrais e fermentados, como manteiga, queijo, iogurte natural etc.

Quais elementos devemos evitar

imagem 3

• Todos os alimentos industrializados são severamente proibidos. As bolachas, doces, os óleos vegetais. A dica aqui é não ingerir alimento algum que contenham ingredientes estranhos, que você não conhece. Os estabilizantes, aromatizantes, sequestrantes e conservantes são extremamente prejudiciais à saúde.
• Grãos: As leguminosas e os cereais são proibidos. Arroz, feijão, trigo, soja e milho são oriundos da agricultura e são considerados alimentos anti-nutrientes por serem ricos em amido.
• Farinha de grãos: Qualquer alimento que seja feito a base de farinha de trigo, de milho, de arroz etc são proibidos. Aqueles alimentos encontrados nas padarias, como bolos, pães, biscoitos… Nenhum deles é permitido.
• Bebidas doces: Refrigerantes, sucos industrializados e até os sucos de frutas naturais não são permitidos. Prefira comer as frutas a fazer suco, pois nesse processo perdem-se muitas fibras e acumula-se açúcar.
Muitas pessoas estão aderindo à dieta paleo e os testemunhos são os melhores possíveis. Melhora na qualidade de vida, diminuição de doenças, perda de peso são apenas alguns dos benefícios que essa dieta pode trazer. Não perca tempo e comece já sua dieta.